bigstock Brooklyn Bridge 2049981 1 scaled

Medição de vibrações continuadas em estruturas

O Laboratório é acreditado pelo IPAC, de acordo com norma EN ISO /IEC 17025 A avaliação do risco de danos em estruturas, gerado por vibrações, é efetuado em função do tipo de vibrações. Nesta perspetiva as vibrações dividem-se em dois tipos: Vibrações continuadas; Vibrações impulsivas. Quando as vibrações são do tipo impulsivas, no nosso país,…

O Laboratório é acreditado pelo IPAC, de acordo com norma EN ISO /IEC 17025

A avaliação do risco de danos em estruturas, gerado por vibrações, é efetuado em função do tipo de vibrações. Nesta perspetiva as vibrações dividem-se em dois tipos:

  • Vibrações continuadas;
  • Vibrações impulsivas.

Quando as vibrações são do tipo impulsivas, no nosso país, a avaliação é efetuada de acordo com a Norma Portuguesa NP2074 – Avaliação da influência de vibrações impulsivas em estruturas.  Todavia existem situações em que esta norma não tem aplicação, por o tipo de vibração em causa não ser impulsiva. Para vibrações continuadas, não impulsivas, como é ocorre com alguma frequência, não existe norma portuguesa aplicável, nem europeia, nem ISO. Nestas circunstâncias a dBwave efetua as medidas de acordo com as normas alemãs, que são uma referência na Europa. No presente caso a norma em causa é a DIN 4150-3 Vibração estrutural.

Os procedimentos de medida são distintos nas duas normas devido ao facto de, no caso das vibrações continuadas, poderem entrar em jogo fenómenos de ressonância, tendo assim as medidas que ser efetuadas onde a estrutura vibra mais.

O critério de avaliação é o seguinte:

Linha Tipo de estruturas Valores guia de Vi , em mm/seg pico

1

Edifícios utilizados para fins comerciais, industriais ou de projeto similar

10

2

Habitações e edifícios de projeto e/ou ocupação similar

5

3

Estruturas que devido à sua particular sensibilidade às vibrações, não possam ser classificadas como nenhuma das anteriores e sejam de grande valor intrínseco (ex..: edifícios históricos)

2,5

Efetuamos medição e avaliação da exposição de estruturas às vibrações continuadas de acordo com a DIN 4150-3.

O Laboratório de Ruído e Vibrações da dBwave.i está acreditado pelo IPAC, com o nº. de certificado L0219, para realização deste ensaio.
A norma utilizada é a DIN 4150 -3.

Porquê a dBwave

Certificação

Todo o nosso equipamento está calibrado e certificado por laboratórios acreditados, todos os processos utilizados seguem as normas legais, resultando em validade jurídica dos relatórios.

Rastreabilidade

Por se utilizar equipamento e processos certificados, todas as nossas medições e análises possuem uma cadeia de rastreabilidade.

Capacidade

Possuímos o maior e mais ativo laboratório de acústica e vibrações da Península Ibérica, bem como equipas de campo em quatro países.

Experiência

20 anos de atividade, os projetos mais complexos e desafiantes, dezenas de milhares de medições em campo e laboratório, milhares de simulações e testes, dezenas de “papers” de investigação publicados.

Os relatórios produzidos pela dBwave possuem validade legal e enquadramento jurídico, sendo passíveis de utilizar como prova em processo judicial ou na demonstração do cumprimento de obrigações legais ou regulamentares.

Obtenha uma opinião fundamentada ou uma proposta para as suas necessidades

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência neste site.

Pode descobrir mais sobre que cookies são usados ou como desativá-los em Política de Privacidade.